Registro conta com a parceria de dois Mc´s e seu próprio filho; disco será lançado nesta sexta-feira (6)
Com uma pegada que se aproxima ao Rap produzido nos anos de 1990, MC Tribo volta às origens do gênero e faz um balanço da sua carreira no EP “RAP AL”, obra selecionada no Prêmio Zailton Sarmento, promovido pela Secretaria da Cultura de Alagoas (Secult/AL) por meio da Lei Aldir Blanc. O novo registro será lançado nas plataformas digitais nesta sexta-feira (6).
A disposição é a mesma — nascido e criado no bairro Jacintinho — ele propõe resgatar um pouco da essência do Rap feito em Alagoas. O registro vai na contramão do que vem sendo produzido recentemente. “O MV Bill fez uma parada dessa, estilo noventa, em ‘Voando baixo’ e aí o MC Tribo agora tá lançando. Vocês vão se ligar aí. Deguste!”, acrescenta.
A nova empreitada conta com três participações, dois Mc´s: Davi 2P e JP, além do seu filho, Caio Matheus. Entre as faixas, o rapper vai conversando com o público, falando da sua vivência, a correria de 20 anos de carreira. “Uma pegada bem resistência do Rap rua alagoano. O disco é para ser ouvido na sequência, tem aproximadamente 20 minutos e sintetiza bem os sons feitos dos últimos anos”, relata Tribo.
O disco foi gravado e mixado em seu próprio estúdio, o Tribus House, o educador fez a masterização juntamente com o produtor Carlos Peixoto, além dos beats de Sativo Beats, natural de Pernambuco, e Colômbia Beats, cria da casa. A ideia do artista é também lançar o disco físico em poucas tiragens.
Confira o faixa a faixa
RAP AL
A faixa tem o título do disco e traz o resumo de toda a correria dentro do Rap alagoano, a vivência das oficinas enquanto educador cultural, os shows, eventos, projetos e afins.
É Você e o Mundão
A segunda faixa traz a parceria com Davi 2P e narra sobre a luta diária de um morador da periferia, que vai tendo conquistas, mesmo em meio a tudo se desmoronando, o peso do mundo nas costas. A necessidade de continuar se mantendo vivo e respirando.
Hip Hop Criminal
A faixa traz a parceria com o filho, o Caio Mateus. A letra é dividida entre os dois e retrata a vivência, a ideia de que já é possível conseguir respirar, ter algumas condições, ir ao parque, a possibilidade de brincar, ter um estúdio. Construindo histórias e mantendo sempre a essência da quebrada.
Sob a luz da lua
Agora é vez de apostar nos de sempre, nos parceiros que fizeram parte de toda a caminhada. A faixa tem a parceria de JP. É nadar ao encontro dos contra, as invejas e fazer geral engolir o trabalho sendo bem feito, o reconhecimento da caminhada, a evolução no Rap.
Quase vinte anos
Para fechar o EP, a faixa que tem o beat do Colômbia vem como um desabafo. Rememora toda a carreira, os 20 anos de luta. O desafio é acordar todos os dias e se manter vivo, continuar produzindo o real Rap AL original, das ruas.
Ficha técnica
1 – RAP AL – MC Tribo
Letra: MC Tribo / Instrumental – Sativo Beats
2 – É Você e o Mundão – MC Tribo e Davi 2P
Letra: Davi 2P e MC Tribo / Instrumental – Sativo Beats
3 – Hip Hop Criminal – MC Tribo e Caio Mateus
Letra: Caio Mateus e MC Tribo / Instrumental – Carlos PXT
4 – Sob a luz da lua – MC Tribo e JP AL
Letra: JP AL e MC Tribo / Instrumental – Carlos PXT
5 – Quase vinte anos – Mc Tribo
Letra: MC Tribo / Instrumental – Colômbia Beats
Leia mais: